A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que todos precisassem ficar em casa para prevenir a disseminação descontrolada do vírus. No meio de tantas incertezas e reflexões, o projeto "O que vale a pena na vida?" é uma iniciativa da disciplina de Design e Produção Gráfica, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Cada aluno interpretou graficamente essa pergunta e o projeto completo pode ser conferido aqui.
Nessa página, busquei refletir sobre a importância de voltar o olhar para si mesmo e incluir na rotina alguns momentos de pausa e autocuidado. Como estamos isolados socialmente das pessoas que faziam parte do nosso dia-a-dia, é preciso aprender a ficar consigo mesma(o) e cuidar da própria saúde física e mental. Cada uma das imagens a seguir traz um hábito que tem me ajudado a fazer isso.
Nosso corpo manda sinais que, na correria do dia-a-dia, estamos acostumados a ignorar. Porém, é preciso prestar atenção pois a nossa saúde física pode ser um espelho do nosso aspecto emocional. E, com tantas mudanças e sentimentos aflorados na quarentena que podem ter efeitos na saúde mental, é muito importante buscar momentos de auto-observação para se conhecer.
Como toda a nossa vida agora está sendo intermediada por telas nas aulas online, reuniões e conversa com os amigos e família por vídeo, é normal ficar sobrecarregado e cansada da vida virtual. Por isso, é saudável ter um momento para desligar as notificações e aproveitar a vida offline e descansar.
Ter plantas em casa traz diversos benefícios para a saúde: elas ajudam a relaxar e diminuir o stress. Também são umidificadores naturais e auxiliam na limpeza do ar do ambiente. Além disso, vasos com plantas são uma ótima forma de decorar e deixar a casa mais bonita e aconchegante.
Para muitas pessoas, esse período de isolamento social despertou uma vontade de se aventurar na cozinha e aprender novas receitas. De fato, cozinhar pode ter um efeito terapêutico e trazer conforto em um período de incertezas. Seja uma receita da internet ou uma que é praticamente herança da família, vale a pena dar uma chance e preparar uma comida especial.